Ensinar Fortaleza: possibilidades de práticas pedagógicas ambientais na abordagem de conteúdos do ensino fundamental II

  • Edvar Ferreira BASÍLIO UECE
  • Fábio de Oliveira MATOS Universidade Federal do Ceará
  • Monaliza LIMA UFC

Resumo

Diversas são as possibilidades de abordagens em sala de aula dos conteúdos didáticos de Geografia baseados na realidade socioespacial na qual determinada comunidade escolar está inserida. Este artigo é o relato dos resultados da aplicação de práticas pedagógicas em uma unidade de educação da rede pública municipal de ensino de Fortaleza-CE. Tais experiências surgiram da necessidade recorrente entre os professores de Geografia de "adaptar" ao cotidiano escolar os textos, as imagens e as exemplificações trazidas pelos livros didáticos os quais, muitas vezes, pouco ou nada dizem respeito ao contexto socioespacial do qual seus discentes fazem parte.  O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa e emancipatória, na qual os conteúdos a serem lecionados estivessem conectados com  o espaço vivido, possibilitando o surgimento de sujeitos críticos e autores dos destinos de uma sociedade. Como resultado, despertou-se a motivação entre os estudantes com relação aos conteúdos, já que o abordado passou a ser o espaço cotidiano; promoveu-se a interdisciplinaridade entre os conteúdos; retirou-se do livro didático a condição de referência principal do processo de ensino e aprendizagem descartando-se,assim, a memorização, fato que ainda é uma das características mais marcantes das aulas de Geografia na atualidade.

Biografia dos Autores

Edvar Ferreira BASÍLIO, UECE

Especialista em Educação Ambiental – Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor da rede municipal de ensino de Fortaleza 

Fábio de Oliveira MATOS, Universidade Federal do Ceará
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará
Monaliza LIMA, UFC

Licenciada e Bacharel em Geografia –

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Como Citar
BASÍLIO, Edvar Ferreira; MATOS, Fábio de Oliveira; LIMA, Monaliza. Ensinar Fortaleza: possibilidades de práticas pedagógicas ambientais na abordagem de conteúdos do ensino fundamental II. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 93-101, jul. 2012. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/202>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Práticas pedagógicas; Fortaleza; Aprendizagem significativa