Ensinar Fortaleza: possibilidades de práticas pedagógicas ambientais na abordagem de conteúdos do ensino fundamental II
Resumo
Diversas são as possibilidades de abordagens em sala de aula dos conteúdos didáticos de Geografia baseados na realidade socioespacial na qual determinada comunidade escolar está inserida. Este artigo é o relato dos resultados da aplicação de práticas pedagógicas em uma unidade de educação da rede pública municipal de ensino de Fortaleza-CE. Tais experiências surgiram da necessidade recorrente entre os professores de Geografia de "adaptar" ao cotidiano escolar os textos, as imagens e as exemplificações trazidas pelos livros didáticos os quais, muitas vezes, pouco ou nada dizem respeito ao contexto socioespacial do qual seus discentes fazem parte. O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa e emancipatória, na qual os conteúdos a serem lecionados estivessem conectados com o espaço vivido, possibilitando o surgimento de sujeitos críticos e autores dos destinos de uma sociedade. Como resultado, despertou-se a motivação entre os estudantes com relação aos conteúdos, já que o abordado passou a ser o espaço cotidiano; promoveu-se a interdisciplinaridade entre os conteúdos; retirou-se do livro didático a condição de referência principal do processo de ensino e aprendizagem descartando-se,assim, a memorização, fato que ainda é uma das características mais marcantes das aulas de Geografia na atualidade.Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).