O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO DOCÊNCIA (PIBID) COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO PÚBLICO DE ITUIUTABA, MINAS GERAIS
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID), proporcionou inúmeras ações positivas nas escolas participantes
do Programa, uma vez que além de apoiar as atividades cotidianas no
ambiente escolar, proporciona aos alunos bolsistas, a convivência, o
aprendizado, a troca de experiências e o despertar pela prática
pedagógica na área de formação do estudante. Neste sentido, esta
investigação, visa demonstrar a contribuição do PIBID na melhoria do
ensino de Geografia das escolas públicas participantes do Subprojeto
PIBID Geografia, no município de Ituiutaba-MG, iniciado no ano de 2014
até o ano de 2018. Desse modo, serão relatadas as experiências
vivenciadas em sala de aula, proporcionadas pela participação no PIBID,
com ênfase nas principais atividades e ações elaboradas e desenvolvidas
nos anos de 2016 e 2017, pelos bolsistas em parceria com os professores
supervisores e coordenação do subprojeto Geografia. Como principais
resultados, destaca-se a contribuição de maneira direta no rendimento e
no aproveitamento de alunos do 6° e 7° anos de duas escolas públicas
participantes do do Subprojeto. Assim, diante dos preceitos do PIBID,
que pelo fato de ser um projeto financiado pela CAPES, e criado para a
valorização da formação de professores para a educação básica,
possibilitando que os alunos que estejam cursando a licenciatura possam
ter a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, destaca-se a
importante contribuição do Programa junto as escolas participantes,
principalmente por envolver desde alunos bolsistas, das escolas,
professores, coordenadores pedagógicos, universidade, comunidade, dentre
outros, de forma direta ou indireta, com o intuito de alicerçar as
práticas educacionais, de forma colaborativa e participativa.