O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE

Cleilton Sampaio de Farias

Resumo


Objetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Palavras-chave


geografia; saúde; ensino

Texto completo:

PDF




   Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 

Revista indexada em:          

    

   

 

Este periódico está classificado como B1 para Geografia.