O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
Resumo
Objetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de
geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de
geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre.
A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica
do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC.
Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o
conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso.
No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por
critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com
perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a
perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim,
percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito
incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de
geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na
universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da
temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar
nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa
associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores
determinantes das doenças dentre as características lugares e produza
atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
Palavras-chave
geografia; saúde; ensino
Texto completo:
PDF Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Revista indexada em:
Este periódico está classificado como B1 para Geografia.