DISTÚRBIOS ALIMENTARES INFANTO-JUVENIS E RENDIMENTO ESCOLAR: CORPOS DE MENINOS E MENINAS EM EVIDÊNCIA
Resumo
As pessoas de todo o mundo estão sendo afetadas por distúrbios
alimentares como Kwashiorkor, o marasmo e a obesidade. Estes distúrbios
geram consequências à saúde das pessoas e alteram o corpo, o qual
desempenha um papel fundamental nas interações humanas. O objetivo foi
levantar referências sobre aspectos psicológicos de alunos e alunas com
distúrbios alimentares e verificar se há diferenças no rendimento
escolar. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre distúrbios
alimentares e suas consequências no rendimento escolar de meninos e
meninas, identificando diferenças e semelhanças entre os sexos. O Brasil
está passando por uma transição nutricional, em que há diminuição da
desnutrição e aumento da obesidade. Apesar de estudos evidenciarem que
distúrbios alimentares seriam a causa do baixo rendimento escolar, não
foram encontrados estudos quantitativos que os comprovassem. Os estudos
demonstraram que a percepção de corpo das crianças se altera conforme o
sexo e o estado nutricional. Pode-se concluir que os distúrbios
alimentares influenciam o autoconceito, mas não são a causa única do
baixo rendimento escolar. Meninas possuem uma imagem mais negativa sobre
seu corpo, mas apresentam maior rendimento escolar que meninos. É
necessária a realização de estudos quantitativos criteriosos sobre o
assunto, buscando esclarecer as dúvidas que ainda persistem.
Texto completo:
PDF Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Revista indexada em:
Este periódico está classificado como B1 para Geografia.