A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares
Resumo
De acordo com alguns estudos sobre ensino de Geografia
(CAVALCANTI, 2002 e CALLAI, 2005) é sugerido que o trabalho dessa
disciplina nas escolas desenvolva leituras e análises do cotidiano que
permitam aos alunos entender os diferentes arranjos espaciais. Nesse
sentido, estamos realizando uma pesquisa com os alunos do ensino médio
que tem por objetivo integrar no processo de ensino-aprendizagem de
Geografia o estudo sobre o espaço geográfico e a representação
cartográfica, por meio da construção e utilização de mapas mentais. Essa
linguagem cartográfica é proposta para ser utilizada como material
didático nas aulas de Geografia, a partir da articulação entre
conteúdos, conceitos geográficos e saberes aprendidos pelos alunos ao
longo da formação escolar. Para realizar essa pesquisa foi estabelecida
uma parceria com o Colégio Estadual Professor Genesco Ferreira de
Bretas, localizado na cidade de Goiânia/GO, com o intuito de conhecer as
práticas dos professores de Geografia do ensino médio e de colaborar
tanto na formação continuada dos docentes como contribuir no
desenvolvimento de atividades escolares atreladas ao uso do mapa mental.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Mapas Mentais.
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