AS EPISTEMOLOGIAS DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: POR ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO
Resumo
A pesquisa relaciona-se à temática da “Educação geográfica e
formação de professores” e tem como objetivo conhecer as concepções
epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas
educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de
Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão
bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Adotou-se a
técnica da observação simples e da entrevista por pautas e o método de
análise do conteúdo. A pesquisa revelou um pluralismo epistemológico
tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de modo que não
há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os
sujeitos se apoiam. Observou-se também uma discrepância entre a
epistemologia da prática de professores e acadêmicos, o que evidencia a
necessidade de repensar nossas concepções a partir do estudo e diálogo
constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experimentados.
Palavras-chave
Educação geográfica; concepções epistemológicas; formação docente
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