Ensino de Geografia e prática docente interdisciplinar: Um diálogo entre a Geografia e a Psicologia
Resumo
Objetiva-se com o presente artigo apresentar um relato de experiência pedagógica em uma perspectiva da Geografia Humanista, realizado na escola estadual Dr. Pércio Gomes Gonzales de Flórida Paulista/SP. Essa experiência compôs o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido pela UNIFAI de Adamantina/SP em parceria com a CAPES, entre os anos de 2015-2018. Integrou por meio de metodologias ativas discentes de licenciatura em Psicologia nas práticas do cotidiano escolar e nas aulas de Geografia, priorizando entre os componentes do conteúdo curricular noções de lugar, migração e identidade. Utilizando-se de exibições e produções de registros fotográficos em diversas situações do cotidiano escolar, envolveu alunos do 7º ao 8º ano. Em linhas gerais, acerca dos resultados, é possível afirmar que o Programa proporcionou uma aprendizagem significativa ao introduzir os discentes na prática pedagógica, reforçando a autonomia e a tomada de decisões. O uso da fotografia permitiu a abertura ao criativo dos alunos, estimulando a interação dialógica, a criticidade e a formação conceitual, através mecanismos perceptivos, cognitivos e culturais de percepções individuais ou dos grupos de alunos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6101
Direitos autorais 2018 Geografia em Atos (Online)
REVISTA GEOGRAFIA EM ATOS (ONLINE) ISSN: 1984-1647
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
APOIO
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS
Crossref- https://www.crossref.org/
Sumários.org- https://www.sumarios.org/revista/revista-geografia-em-atos-online
Diadorim-https://diadorim.ibict.br/handle/1/229
REDIB-https://revistas.redib.org/?lng=pt
MIAR-http://miar.ub.edu/issn/1519-8367
Latindex-https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=22634
J4F-http://www.journals4free.com/link.jsp?l=41605654
Google Schoolar-https://scholar.google.com/citations?user=kA0epXsAAAAJ&hl=pt-BR&authuser=2
Citefactor-https://www.citefactor.org/
Ulrichs-http://ulrichsweb.serialssolutions.com/login
Livre-http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre