ENQUADRAMENTO TRANSITÓRIO DE CORPOS DE ÁGUA PARA VIABILIZAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM ÁREAS URBANAS. ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO COXIPÓ – CUIABÁ/MT

  • Ariane Carla de Jesus Rodrigues Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA / Cuiabá, Mato Grosso
  • Peter Zeilhofer Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT / Cuiabá, Mato Grosso
Palavras-chave: Outorga. Rios urbanos. Saneamento público.

Resumo

Este trabalho avalia a aplicabilidade dos instrumentos legais de “Outorga” e “Enquadramento” ao setor de saneamento no perímetro urbano da bacia do rio Coxipó, município de Cuiabá/MT, para viabilizar um planejamento estratégico para regularização dos usos, controle da poluição e futura gestão. A proposta foi baseada em um diagnóstico da qualidade de água e das vazões atuais na bacia e um levantamento dos principais usuários e suas demandas. Os mananciais no perímetro urbano mostram uma deterioração da qualidade da água com extrapolação dos limites dados pela Resolução CONAMA 357/2005 para classe 02, principalmente dos parâmetros Fósforo, com valores medianos de até 0,20 mg.L-1, e de Escherichia coli que atingiu medianos acima de 8.000 NMP.100-1 ml, impossibilitando a concessão ou renovação de qualquer Outorga sob as premissas da legislação ambiental vigente. Assumindo como base os limites da Resolução CONAMA para classe 03 e considerando o uso preponderante mais restritivo na bacia é formulada uma proposta de enquadramento transitório para trechos do rio Coxipó, de forma a permitir a regularização do uso para saneamento público.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-15
Como Citar
RODRIGUES, A. C. DE J.; ZEILHOFER, P. ENQUADRAMENTO TRANSITÓRIO DE CORPOS DE ÁGUA PARA VIABILIZAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM ÁREAS URBANAS. ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO COXIPÓ – CUIABÁ/MT. Boletim de Geografia, v. 37, n. 2, p. 1-12, 15 abr. 2020.
Seção
Artigos científicos