QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão integrativa
Resumo
QUALITY OF LIFE IN THE WORK OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION: integrative review
CALIDAD DE VIDA EN EL TRABAJO DEL PROFESORADO DE EDUCACIÓN BÁSICA: revisión integradora
Este estudo objetivou verificar as publicações nacionais que investigaram a situação da qualidade de vida no trabalho de professores da educação básica que atuam na rede pública de ensino, por meio da revisão integrativa de pesquisas científicas. Os professores estão constantemente expostos às situações de riscos psicossociais e enfrentam diariamente situações de desmotivação e desvalorização profissional. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura e as informações foram coletadas nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Periódicas Capes: Revista Evidência e Revista Brasileira em promoção da Saúde. Foram consultados artigos publicados do período de 2006 a 2016, utilizando as palavras-chave: “qualidade de vida”, “trabalho”, “professores”, “educação básica”. Foram encontrados 21 artigos e, entre estes, apenas cinco preencheram devidamente os critérios de inclusão para o estudo. Os resultados evidenciaram que os artigos analisados utilizaram os mesmos instrumentos e retratam as vulnerabilidades dos professores. Observou-se que há carência de políticas públicas que intervém no ambiente de trabalho dos professores, além de um baixo número de produções científicas no Brasil sobre o tema.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Trabalho; Professor; Educação Básica.
ABSTRACT
This
study aimed to verify national publications that investigated the
quality of life situation in the work of teachers of basic education who
work in the public school system, through an integrative review of
scientific research. Teachers are constantly exposed to situations of
psychosocial risks and face daily situations of demotivation and
professional devaluation. An integrative literature review was carried
out, the information was collected in the databases: Latin American and
Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic
Library Online (SCIELO) and Periódicas Capes: Revista Evidência e
Revista Brasileira em destaque Of health. Articles published from 2006
to 2016 were used, using the key words: "quality of life", "work",
"teachers", and "basic education". We found 21 articles, and among
these, only 5 adequately met the inclusion criteria for the study. The
results showed that the analyzed articles used the same instruments and
portrayed the vulnerabilities of teachers. It was observed that there is
a lack of public policies that intervene in the work environment of the
teachers and there are a few scientific productions in Brazil on the
subject.
Keywords: Quality of Life; Job; Teacher; Basic Education.
RESUMEN
Este
estudio tuvo como objetivo verificar las publicaciones nacionales que
investigaron la situación de la calidad de vida en el trabajo de los
maestros de educación básica que trabajan en las escuelas públicas, a
través de la revisión integradora de la investigación científica. Los
maestros están constantemente expuestos a situaciones de riesgos
psicosociales y se enfrentan a situaciones cotidianas de la
desmotivación y la devaluación profesional. una revisión integradora de
la literatura se llevó a cabo, la información que se recoge en las bases
de datos: América Latina y el Caribe Ciencias de la Salud (LILACS),
Scientific Electronic Library Online (SciELO) y capas periódicas:
Revista Evidencia y Revista Internacional de la venta . Salud se
consultó a los artículos publicados en el periodo 2006-2016, utilizando
las palabras clave "calidad de vida", "trabajo", "maestro", "educación
básica". Encontraron 21 artículos, y entre éstos, sólo 5 cumplen
adecuadamente los criterios de inclusión para el estudio. Los resultados
mostraron que los artículos analizados, utilizan los mismos
instrumentos y muestran la vulnerabilidad de los maestros. Se observó
que existe una falta de políticas públicas que intervienen en el entorno
de trabajo de los profesores y hay un bajo número de producciones
científicas en Brasil sobre el tema
Palabras clave: Calidad de Vida; Trabajar; El profesor; La Educación Básica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p375-388
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |