Refugiados em quadrinhos: proposta de ensino de geografia nos cursos integrados do Ifsp – Campus Avaré/SP
Resumo
Este artigo é resultado de um projeto de ações de ensino, na
modalidade de monitoria, realizada no Campus do IFSP, na cidade de
Avaré, estado de São Paulo. O intuito desse projeto foi desenvolver com
os alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio, uma proposta de
emprego da arte sequencial das histórias em quadrinhos na disciplina de
Geografia. A arte sequencial é utilizada desde o entretenimento
infanto-juvenil na forma das HQs como também é uma técnica adotada no
cinema, na forma de storyboards, usada no planejamento de cenas que
serão rodadas em cenários distintos. Acredita-se que essa linguagem pode
ser utilizada também, com finalidades didáticopedagógicas, por isso,
foram adaptados relatos de refugiados, que no momento de sua aplicação
recheavam os noticiários internacionais, mostrando o drama dessas
pessoas que se deslocavam em busca de uma vida melhor. Após a introdução
e sensibilização ao tema, realizado pelo docente e o auxílio do
bolsista/monitor, os alunos pesquisaram outros relatos de refugiados e
transformaram em histórias em quadrinhos, que podem ser consultados na
rede mundial de computadores.
Palavras-chave
Histórias em quadrinhos; Refugiados; Ensino de Geografia.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p131
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ISSN: 0102-3888
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