A DIMENSÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA DA CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre a
Cartografia como linguagem mediando o ensino com conteúdos relacionados
ao objeto da Geografia, o espaço geográfico. Partimos da hipótese sobre
a importância do conhecimento do lugar para a compreensão dos conceitos
geográficos. Para isso as atividades didáticas utilizando a Cartografia
Escolar mediarão o processo. A problemática também está justificada
pela falta de materiais didáticos (in) formativos para trabalhar
conceitos específicos de Geografia na esfera local. O principal enfoque
deste trabalho está na localidade, com informações científicas para o
aprendizado do aluno. As representações cartográficas, selecionadas,
apresentam as características físicas da área urbana do município de
Francisco Beltrão/PR, que o professor pode ter como base para trabalhar
no nível do Ensino Fundamental I, fundamentadas na carta
topográfica. A partir desses dados delimitamos e fomentamos o
caminho da pesquisa que serve de apoio para decodificar a compreensão
dos conceitos do aluno, leitor do mapa.
Palavras-chave
Ensino. Geografia. Representação e lugar.
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PDF (baixadoDOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i0.31925
ISSN 2176-4786 (on-line) e-mail: dge-boletim@uem.br