APROXIMAÇÕES ENTRE MONTEIRO LOBATO E A RELAÇÃO GEOGRAFIA-LITERATURA INFANTIL NA ESPANHA DOS 1900
Resumo
As proximidades entre a Geografia e a literatura vêm de longa
data e têm contribuído para a formação do corpo de conhecimentos
geográficos ao longo do último século. O contexto das produções
literárias, didática e infantil, como gêneros discursivos dominantes na
camada letrada da sociedade europeia do primeiro terço do século XX
(1900-1935), na qual se insere a produção literária espanhola,
assemelha-se, qualitativamente, ao contexto escolar vivido no Brasil do
mesmo período, quando a literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato
interpôs-se como divisora de concepções ideológicas. Em vista dessas
constatações, este estudo investigou a maneira como se deu o
desenvolvimento da literatura infantil no período considerado para o
contexto espanhol, e de que forma os conhecimentos vinculados à
Geografia escolar e científica influenciaram esse desenvolvimento,
buscando pelos indícios da presença do pensamento de Monteiro Lobato
nesse ínterim
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Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >