O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E O PROFESSOR DE GEOGRAFIA: INICIANDO A DISCUSSÃO

Valéria Rodrigues Pereira, Claudivan Sanches Lopes

Resumo


Resumo

A reflexão sobre a prática pedagógica no contexto da sociedade contemporânea, aliada ao conhecimento do profissional docente, consiste em um campo de investigação relativamente novo. Nas pesquisas que enfocam os saberes docentes, a abordagem sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo apresentada por Lee S. Shulman (2005) e colaboradores converge com a presente proposta de pesquisa ao valorizar e relacionar o conteúdo da disciplina com a ação pedagógica do professor. A pesquisa pretende trazer indicações dos caminhos percorridos na trajetória dos professores, elucidando quais saberes são construídos e mobilizados no ensino da disciplina. Desse modo, o presente ensaio apresenta o início da discussão sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a profissionalidade do professor de geografia. Expõem-se o construto teórico da pesquisa, relativo aos saberes docentes e ao trabalho do professor, bem como o cenário de investigação. Em sequência, os procedimentos metodológicos referentes à pesquisa qualitativa são apresentados para situar o contexto e etapas da investigação. Nesse conjunto, as condições e desafios do ensinar geografia são colocados para refletir sobre o ser profissional professor de geografia na atualidade.

Palavras chave: Saberes docentes; Identidade profissional; Ensino de geografia.


Texto completo:

3-19


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.36900

ISSN: 1980-4490

Periódicos Capes Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional