Uso e comparação do método de estaqueamento, o método DGPS e Geoprocessamento no monitoramento de uma área erosiva na fazenda do Glória – Uberlândia, MG
Resumo
As áreas de agricultura e pecuária geram impactos ambientais, principalmente em países de climas tropicais. Dentre os impactos estão os processos erosivos que podem ser mensurados em diferentes escalas de espaço e tempo, considerando sempre o contexto. O objetivo é fazer a mensuração com diferentes métodos e compará-los para avaliar e orientar uma futura reabilitação. Entre os meses de agosto de 2007 e dezembro de 2008 foram utilizados o método de estaqueamento, o geoprocessamento e o método DGPS para mensuração de um processo erosivo na Fazenda Experimental do Glória, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia e localizada no Domínio Morfoclimático do Cerrado. Os três métodos foram eficazes em diferentes escalas de tempo e espaço. O primeiro para medições em meses, o segundo medições semestrais ou até bimestrais e o último medições anuais de grandes intervalos. O trabalho de monitoramento auxilia no trabalho de contenção de processos erosivos, pois estabelece prioridades e tempos de trabalhos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.