Aprendizagem coletiva e avanços tecnológicos e ambientais na agricultura paranaense
Resumo
Existem várias abordagens sobre a agricultura paranaense dos anos
1970-80, a maior parte centrada nos impactos sociais, econômicos e
ambientais e na discussão do papel do Estado e do mercado. Este artigo
apresenta uma experiência diferente que engloba agentes sociais locais
que, atingidos pelos resultados precários – ambientais e econômicos –
das políticas públicas estaduais implementadas, realizaram arranjos
sociais interessantes e autônomos. A interação entre esses agentes
permitiu o aprendizado coletivo, que, por sua vez, resultou em avanços
técnicos e redirecionamentos das próprias políticas estaduais de
minimização dos impactos ambientais.
Palavras-chave
Aprendizagem coletiva; Agricultura paranaense; Project Management Institute of South Africa (PMISA); Paraná rural
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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