IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS À MARGEM DO RIO SÃO FRANCISCO: RESULTADO DA FALTA DE CONSIDERAÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA REAL

  • Regnaldo Gouveia dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: Impacto socioambiental, Área de influência no EIA/Rima, Políticas públicas, Previsão de impactos, Relação homem-natureza.

Resumo

 O tema em epígrafe levanta uma questão relevante aos debates atuais acerca das recentes preocupações do homem, tendo em vista sua relação com a natureza. Da análise de tal relação parte o eixo de discussão que enfatiza o contexto de impacto socioambiental e sua previsão quanto às fases de realização e operação de empreendimentos hidroelétricos. O direcionamento da discussão trata, dentre outras circunstâncias, do entorno da barragem hidrelétrica Xingó passível de impactos sejam ambientais ou sociais, como o recorte espacial estudado, município de Porto da Folha/SE, à margem do rio São Francisco. Além disso, o presente trabalho questiona a área de influência considerada pelo Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) de Xingó, o que fez denotar alguns aspectos que caracterizam faltas de ações de governo, em termos de políticas públicas, assim como políticas de mitigação de impactos.

Downloads

Biografia do Autor

Regnaldo Gouveia dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo. Orientadora: Profª Drª Neli Aparecida de Mello – Universidade de São Paulo (USP).
Publicado
2009-12-30
Como Citar
Santos, R. (2009). IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS À MARGEM DO RIO SÃO FRANCISCO: RESULTADO DA FALTA DE CONSIDERAÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA REAL. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (26), 81-92. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74143
Seção
Artigos