Gênero e Corporeidade
Resumo
Este texto é resultado de um trabalho desenvolvido entre
profissionais da Geografia e da Educação Física, no qual se discute a
questão da mulher na sociedade contemporânea e as implicações oriundas
da conformação do conceito de gênero em nossa sociedade. Foram
considerados, para essa pesquisa, as experiências vivenciadas durante
oficinas realizadas com grupos constituídos por educadoras e educadores
da educação básica do município de Francisco Beltrão e de Palmas, em que
se debateu sobre a temática de gênero, tendo como eixo orientador. Os
relatos das educadores e educadores participantes demonstram a
existência de comportamentos, atitudes e falas que reforçam preconceitos
historicamente presentes na sociedade brasileira, independentemente de
gênero. Assim, no presente texto, busca-se refletir e questionar modelos
determinados pela cultura dominante como parâmetros do que deva ser o
homem e a mulher, de como devem ser educados e de como precisam se
comportar.
Palavras-chave
Gênero; Corporeidade; Escola.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0011
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - UEPG
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