Estrutura e padrão de concorrência da indústria de cerâmica de revestimento brasileira: características competitivas e desafios ao desenvolvimento

Silvio Antonio Ferraz Cario, Felipe Ferraz Vazquez, Rogerio Antonio Enderle

Resumo


A partir de pesquisa acadêmica, aponta-se que a indústria de cerâmica de revestimento brasileira ocupa posição de destaque entre os setores produtivos nacionais, atendendo à demanda do mercado interno e constituindo fonte de geração de divisas externas. A produção doméstica torna o País praticamente auto-suficiente no atendimento do seu mercado consumidor e o coloca entre os cinco maiores produtores e exportadores
mundiais. Tais resultados decorrem do fato de esta indústria seguir o padrão de produção internacional, realizar aquisições de máquinas e equipamentos modernos, aproximar-se de
empresas fornecedoras líderes de insumos principais, diferenciar os produtos por segmento de mercado consumidor, realizar esforços para aumentar a participação no mercado externo, entre as principais ações desenvolvidas.

Palavras-chave


Indústria cerâmica; Competitividade cerâmica; Estratégias da indústria cerâmica

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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br

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