Estrutura e padrão de concorrência da indústria de cerâmica de revestimento brasileira: características competitivas e desafios ao desenvolvimento
Resumo
A partir de pesquisa acadêmica, aponta-se que a indústria de
cerâmica de revestimento brasileira ocupa posição de destaque entre os
setores produtivos nacionais, atendendo à demanda do mercado interno e
constituindo fonte de geração de divisas externas. A produção doméstica
torna o País praticamente auto-suficiente no atendimento do seu mercado
consumidor e o coloca entre os cinco maiores produtores e exportadores
mundiais. Tais resultados decorrem do fato de esta indústria seguir o padrão de produção internacional, realizar aquisições de máquinas e equipamentos modernos, aproximar-se de
empresas fornecedoras líderes de insumos principais, diferenciar os produtos por segmento de mercado consumidor, realizar esforços para aumentar a participação no mercado externo, entre as principais ações desenvolvidas.
mundiais. Tais resultados decorrem do fato de esta indústria seguir o padrão de produção internacional, realizar aquisições de máquinas e equipamentos modernos, aproximar-se de
empresas fornecedoras líderes de insumos principais, diferenciar os produtos por segmento de mercado consumidor, realizar esforços para aumentar a participação no mercado externo, entre as principais ações desenvolvidas.
Palavras-chave
Indústria cerâmica; Competitividade cerâmica; Estratégias da indústria cerâmica
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
Indexada em:
Enviar artigo via e-mail