O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: reflexões sobre formação e práticas pedagógicas
Resumo
No presente trabalho busca-se analisar e refletir sobre o ensino
de Geografia na trajetória acadêmica e escolar dos Professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. José Rodrigues
Fontes em Cáceres-MT. Para alcançarmos os objetivos propostos realizamos
pesquisa bibliográfica que retratam a problemática do ensino de
Geografia nos anos iniciais e a formação docente; pesquisa documental no
Curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus de Cáceres; e pesquisa de campo
com acompanhamento e observações de aulas e entrevista com os
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A sistematização de
nossas observações e dados coletados nos permite ressaltar a
importância da preparação, qualificação e formação continuada dos
professores pedagogos, para que estejam preparados para a prática
docente, possibilitando a alfabetização geográfica aos alunos dos anos
iniciais do Ensino Fundamental.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

