A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Claudia Rocha Fonseca Souza, Antônia Márcia Duarte Queiroz

Resumo


Este artigo possui como objetivo demonstrar a utilização dos meios de comunicação, em especial das notícias publicadas nos jornais impressos no processo de ensino/aprendizagem de Geografia. Para que a sociedade da informação seja plural, inclusiva e participativa, na atualidade se faz necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter uma análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Foi esta convicção que inspirou o artigo a seguir, o qual se justifica em apresentar algumas tendências atuais da interação mídia/educação na escola pública, seus conceitos e ações, na contribuição para um desenvolvimento pleno. A interação mídia/educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão sempre presentes, considerando sua importância na vida social, em particular na Geografia. A metodologia desenvolveu-se por meio de análise dos meios de comunicação, de sua influência no modo de vida da sociedade, análise da linguagem do texto jornalístico e de que maneira ele pode ser utilizado em sala de aula. Foi realizada uma atividade em sala de aula envolvendo notícias de jornal e o conteúdo de Geografia do Brasil contextualizando a notícia e o conteúdo geográfico que resultaram em aulas dinâmicas com intensa participação dos alunos.

Palavras-chave


Meios de Comunicação. Ensino de Geografia. Contextualização

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas