Educação ambiental contextualizada no semiárido cearense: subsídios a gestão e preservação dos recursos hídricos

  • Juliana Felipe FARIAS Universidade Federal do Ceará
  • Felipe da Rocha BORGES Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente DA SILVA Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente artigo traz uma discussão referente à Educação Ambiental contextualizada no semiárido cearense, enfocando a sua importância para a gestão e a preservação dos recursos hídricos. Partindo de uma breve contextualização histórica da Educação Ambiental, são realizadas reflexões sobre a utilização dos recursos hídricos no semiárido cearense, enfocando alguns parceiros como os comitês de bacias, o poder público e a escola, que podem utilizar os preceitos da Educação Ambiental para uma intervenção mais eficaz na melhoria da qualidade de vida da população. Em suma, trata-se de uma contribuição importante para a região semiárida cearense com foco para o desenvolvimento pautado na sustentabilidade.

Biografia dos Autores

Juliana Felipe FARIAS, Universidade Federal do Ceará
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
Felipe da Rocha BORGES, Universidade Federal do Ceará
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
Edson Vicente DA SILVA, Universidade Federal do Ceará
Prof. Dr. da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do CNPq.
Publicado
21/07/2012
Como Citar
FARIAS, Juliana Felipe; BORGES, Felipe da Rocha; DA SILVA, Edson Vicente. Educação ambiental contextualizada no semiárido cearense: subsídios a gestão e preservação dos recursos hídricos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 30-36, jul. 2012. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/145>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Educação ambiental; semiárido; recursos hídricos