A GEOGRAFIA DOS RISCOS NOS CENÁRIOS DA PRÁTICA DOCENTE: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Resumo
Tendo em vista a demanda pela qualificação de
professores-pesquisadores que promovam o desenvolvimento da percepção e
da compreensão de situações adversas, capacitando pessoas para responder
às tramas do viver em risco, esta pesquisa investiga a Proposta
Curricular de Ciências Humanas e suas Tecnologias, da Secretaria de
Educação de São Paulo (SEE/SP), no direcionamento do trabalho com a
geografia dos riscos na realidade escolar. Fundamenta-se na abordagem
humanista-fenomenológica e centraliza as discussões nos limites e
potencialidades da referida proposta curricular para direcionar o
trabalho docente no movimento de valorização da experiência dos sujeitos
sociais e das formas de apreensão da dimensão espacial dos riscos e das
vulnerabilidades a que estão expostos em sua cotidianidade. Os
resultados permitiram avançar na discussão sobre o lugar do ensino da
geografia dos riscos no currículo e na prática docente, bem como a
proposição de abordagens mobilizadoras de mudança na perspectiva do
olhar sobre os perigos e vulnerabilidades dos lugares, contribuindo para
a constituição de comunidades resilientes.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >