Análise espacial do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG
Resumo
Este artigo aborda a aplicação de métodos de análise espacial
como subsídio à avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da
UFMG. Para o desenvolvimento da metodologia foi montada uma base de
dados georreferenciados composta por imagens e bases cartográficas,
dados populacionais, dados sobre estocagem de veículos, dados de
contagem volumétrica de veículos e de origem/destino (O/D). Os dados
foram tratados para a aplicação de um modelo para o cálculo de viagens
geradas relativas a cada um dos prédios do Campus. Os resultados
associados a um sistema estruturado em uma rede de interações espaciais –
uma geo-rede - possibilitaram análises baseadas na geração de áreas de
influência, utilizando algoritmos de rede e de matriz de adjacência.
Para as análises foram utilizados o método de Polígonos de Voronoi e
recursos disponíveis em modelos de análise de rede com a finalidade de
estabelecer a relação entre oferta e demanda nos estacionamentos,
localizar e distribuir o tráfego nas vias. Os resultados das análises
permitiram identificar pólos de conflitos e suas interferências no
sistema; regiões de disputa por estacionamento; locais onde há
ociosidade de vagas e outros onde a demanda é maior que a oferta; vias e
trechos de vias com os respectivos volumes de tráfego e a classificação
em relação à intensidade de tráfego; e a determinação de áreas de
sobrecarga do sistema viário.
Palavras-chave
Sistemas de Tráfego; UFMG; Geo-redes; Análises Espaciais
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GEOgrafias: uma publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG