Análise espacial do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG

Valéria Soares de Melo Franco, Allaoua Saadi, Maria Márcia Magela Machado

Resumo


Este artigo aborda a aplicação de métodos de análise espacial como subsídio à avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG. Para o desenvolvimento da metodologia foi montada uma base de dados georreferenciados composta por imagens e bases cartográficas, dados populacionais, dados sobre estocagem de veículos, dados de contagem volumétrica de veículos e de origem/destino (O/D). Os dados foram tratados para a aplicação de um modelo para o cálculo de viagens geradas relativas a cada um dos prédios do Campus. Os resultados associados a um sistema estruturado em uma rede de interações espaciais – uma geo-rede - possibilitaram análises baseadas na geração de áreas de influência, utilizando algoritmos de rede e de matriz de adjacência. Para as análises foram utilizados o método de Polígonos de Voronoi e recursos disponíveis em modelos de análise de rede com a finalidade de estabelecer a relação entre oferta e demanda nos estacionamentos, localizar e distribuir o tráfego nas vias. Os resultados das análises permitiram identificar pólos de conflitos e suas interferências no sistema; regiões de disputa por estacionamento; locais onde há ociosidade de vagas e outros onde a demanda é maior que a oferta; vias e trechos de vias com os respectivos volumes de tráfego e a classificação em relação à intensidade de tráfego; e a determinação de áreas de sobrecarga do sistema viário.

Palavras-chave


Sistemas de Tráfego; UFMG; Geo-redes; Análises Espaciais

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GEOgrafias: uma publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG