RURALIDADES NA COMPREENSÃO DOS TERRITÓRIOS DO VINHO E SUA IDENTIDADE/RURALITIES IN THE COMPREHENSION OF THE WINE TERRITORIES AND THEIR IDENTITY
Resumo
O estudo de questões envolvendo o rural traz à tona a
complexidade inerente ao conceito e tratamento do tema, impondo uma
cuidadosa observação de suas relações para uma efetiva compreensão.
Nesse sentido, o uso das ruralidades como categoria de análise se torna
uma ferramenta importante na compreensão do rural e suas questões. A
partir da abordagem das ruralidades, o trabalho analisa os atores
sociais que constituem o território dos “Vinhos da Campanha” e suas
perspectivas de sustentabilidade. Assim, os atores sociais foram
agrupados de acordo com alguns critérios – como, relação com a cultura e
a terra, meios de produção e comercialização e origem do capital
investido – resultando em três categorias: (1) a vitivinicultura
corporativa, (2) os empreendedores e (3) os produtores independentes.
Dessa maneira pode ser observado como a relação de grupos distintos com a
vitivinicultura caracteriza novas ruralidades para a Campanha Gaúcha,
configurando o território dos Vinhos da Campanha. As novas ruralidades
acabam por sintetizar novas formas de apropriação do espaço, novas
territorialidades, agregando funcionalidades ao rural, o que aumenta sua
complexidade, trazendo novas oportunidades e desafios. Ao mesmo tempo,
podem ser observados fatores que ligam as novas ruralidades a princípios
de sustentabilidade, dentro de um escopo social e territorial.