ENSINAR OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS A LER MAPAS
Resumo
O objetivo deste artigo foi ensinar os Licenciandos do Curso de
Pedagogia como ler mapas cartograficamente elaborados. É relatada uma
sequência didática de práticas cartográficas ministradas na disciplina
de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia no Curso de
Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de
Umuarama-PR. Constataram-se durante as aulas que os Licenciandos não
tinham familiaridade nem domínio da linguagem cartográfica. Decerto, por
uma formação cartográfica deficiente, cujos resultados são professores
(em formação) que não sabem ler e interpretar mapas. Nesta direção, a
sequência didática desenvolvida procurou oferecer subsídios que possam
vir a auxiliar e consequentemente enriquecer o processo de formação
docente (inicial e continuada). O percurso metodológico adotado neste
artigo foi à pesquisa qualitativa, a qual envolveu levantamento
bibliográfico, leituras e atividades cartográficas. Os resultados
obtidos indicaram que os Licenciandos não conheciam os níveis de leitura
de mapas, além de dúvidas sobre os elementos básicos deste produto. Com
a execução desta atividade, os Licenciandos foram capazes de retirar do
mapa os elementos fundamentais para a leitura das informações
representadas, tornando-se um leitor crítico. Munidos destes
conhecimentos, o Licenciando se sente seguro em trabalhar desde os anos
iniciais os conceitos geográficos por meio da cartografia escolar.