O “Rio Civilizador” e o “Vale do Cariri”
a eletrificação urbana do Sul do Ceará (1949-1961)
Resumo
Neste artigo, tencionamos introduzir uma análise das construções imagético-discursivas do Rio São Francisco, sua vinculação à história do Cariri e o cenário político-econômico para a criação da Companhia de eletricidade do Cariri (CELCA). Escolhemos como recorte temporal a criação do Comitê pró-eletrificação e industrialização do Cariri (1949) e da CELCA (1961). Nesse período, as questões econômicas, políticas e culturais imbricaram-se com a importância desse recurso natural nos discursos tanto a nível nacional como local. As (re) invenções, então, da imagem do Rio São Francisco na história do Cariri deram-se em uma correlação de forças entre o passado, presente e futuro.
Downloads
Copyright (c) 2014 Revista Espacialidades
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)