Pesquisa acadêmica como material didático na educação básica: o caso do relatório Diagnóstico geoambiental da Apa da bacia hidrográfica do Rio Machado-MG
Resumo
A proximidade entre a universidade e a educação básica é essencial para o avanço na pesquisa em educação e em ensino. São dois espaços diferentes, com funções diferentes, mas que estão interligados. É comum ouvirmos que o que aprendemos na universidade é muito diferente do que estudamos na educação básica, no caso da geografia isso não se confirma, os conteúdos são os mesmos, mas a abordagem é diferente por que o objetivo fim é diferente, na universidade se formam geógrafos, na escola se forma para a vida. Este artigo visa analisar como um produto de pesquisa acadêmica pode ser inserido nas aulas de geografia da educação básica. A partir do relatório do Diagnóstico geoambiental da APA da bacia hidrográfica do Rio Machado-MG, elaboraram-se sequências didáticas com ênfase na linguagem cartográfica para desenvolver o raciocínio geográfico dos alunos, valorizando a contextualização de conteúdo. A proposta deste artigo é ressaltar que as pesquisas acadêmicas podem ser utilizadas diretamente em sala de aula, mas para isso é necessário um processo de divulgação, de acesso a esse material e de projeto de formação continuada para os professores da educação básica para que eles possam acompanhar a evolução da ciência geográfica.
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.