Cartografia Tátil: a mediação de conceitos para alunos cegos
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Ed. Contexto, 2006, 120 p.
ALMEIDA, Rosângela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 8. ed. São Paulo: Contexto, 1989, 96 p.
CHAVES, Ana Paula Nunes. A geografia escolar e as experiências educativas de estudantes com cegueira. Geosaberes, Fortaleza, 2011, v. 2, n. 4, p. 43-54.
COELHO, Luana; PISONI, Sileno. Vygotsky: sua teoria e influência na educação. Revista Modelos – FACOS/CNE C Osório. 2012, v. 2; n.2, 2012, p. 144-152.
FONSECA, Raquel Alves. Formas de percepção espacial por crianças cegas da primeira série do ensino fundamental da Escola Estadual São Rafael. 1999. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1999, 154 p.
MILAN, Luis Fernando. Maquetes táteis: infográficos tridimensionais para a orientação espacial de deficientes visuais. Pesquisa em Arquitetura. 2008 v.1 n. 2, p. 1-26.
NASCIMENTO, Rosemy; LIMA, Gabriel; FILHO, Leonildo Lepre. Mãos, cérebro e paisagem: tríade do conhecimento para deficientes visuais através de maquetes geográficas táteis. In: NOGUEIRA, Ruth Emília . (Org). Motivações Hodiernas para ensinar Geografia: Representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis: Nova Letras, 2009, p. 185-220.
NUERNBERG, Adriano Henrique Contribuições de Vigotsky para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em estudo, Maringá, 2008, v. 13, n. 2 p.307-316.
OLIVEIRA, Cleomar Graef; JÚNIOR, Donarte Nunes dos Santos; LAHM, Regis Alexandre Lahm. Cartografia através de modelos táteis: uma contribuição ao ensino de deficientes visuais. Revista de Educação Especial, Santa Maria, 2010, v. 23, n. 37, p. 217-240.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo Metodológico e Cognitivo do Mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007, p. 15-42.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Livre Docência) Universidade de São Paulo. São Paulo: USP/IGEOG. Série: Teses e Monografias, 1978.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994, 96 p.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: A aprendizagem no processo sócio-histórico. Petrópolis. Vozes, 1995, 140 p.
SCHROEDER, Edson. Conceitos Espontâneos e Conceitos Científicos: o processo da Construção Conceitual em Vygotsky. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), 2007. v. 2, p. 293-318.
SILVA, Patrícia Assis; VENTORINI, Silvia Elena; MATA, Carolina Gonçalves Silva . Cartografia Tátil: elaboração de maquete sonora. In: Congresso Brasileiro de Cartografia. Anais... Gramado: Congresso Brasileiro de Cartografia, 2014, p. 1-12.
SILVA, Patrícia Assis. O estudo da organização e representação espacial de alunos cegos para o ensino de conceitos cartográficos. Dissertação (mestrado em Geografia). Universidade Federal de São João del – Rei, São João del - Rei, 2017
SIMIELLI, Maria Elena. Primeiros mapas: como entender e construir. São Paulo: Ática, 1993, 64 p.
VASCONCELLOS, Regina Araújo de Almeida. Cartografia e o deficiente visual: uma avaliação das etapas e uso do mapa. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
VENTORINI, Silvia Elena. A experiência como fator determinante na representação espacial do deficiente visual. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007, 142 p.
VENTORINI, Silvia Elena. Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos. Tese (Doutorado em Geografia) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012, 170 p.
VIGOTSKY, Lev Semenovitch. Fundamentos de defectologia. Trad. Lic Maria del Carmem Ponce Fernadez. In: Obras completas. Tomo V. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997, p. 74-87.
VIGOTSKY, Lev Semenovitch. Obras Escogidas V: fundamentos de decfetologia. Edición em la lengua castellana, 1983, 400 p.
VIGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. Tradução Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1989, 194 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2447-0945