“A gente vai cavando, cavando e cavando até chegar ao tesouro!”: Cartografia com crianças pequenas
Resumo
A Cartografia para crianças e escolares é uma das áreas na
ciência geográfica que tem constantemente refletido sobre suas ações no
campo da produção de material e de metodologias de ensino. Colóquios têm
sido organizados, revistas e artigos têm sido publicados, e até alguns
livros já refletem sobre trabalhos nessa área. Entretanto, a maior parte
dos estudos enfoca a Cartografia nas séries iniciais ou finais do
Ensino Fundamental, ou até mesmo no Ensino Médio. Há pouca produção a
respeito de Cartografia na Educação Infantil. Assim, o presente trabalho
tem como objetivo apresentar algumas aproximações no campo da
cartografia com crianças pequenas. Nossa pesquisa está ancorada nos
princípios da teoria histórico-cultural de Vigotski e seus
colaboradores, que está sendo em grande parte revista devido às novas
traduções feitas diretamente da língua russa. No nosso trabalho,
desenvolvemos uma pesquisa etnográfica com as crianças de 4 a 6 anos da
Creche-UFF. Além da observação dos seus cotidianos, o trabalhou envolveu
a produção de alguns mapas e desenhos da creche. Dentre os principais
aspectos que a pesquisa nos revelou, destacamos: a forte presença da
fala durante as produções, influenciando inclusive os desenhos das
outras crianças; a compreensão do espaço como totalidade; e o mapa
infantil como representação dinâmica do espaço. Com este trabalho,
pretendemos nos aproximar da compreensão da vivência espacial das
crianças e da construção de suas territorialidades, bem como
desconstruir alguns lugarescomuns a respeito das noções da espacialidade
infantil.
Palavras-chave
Cartografia com crianças; Geografia da Infância
Texto completo:
PDF
