GESTÃO EDUCATIVA DO TURISMO: FUNDAMENTOS DE UMA CIDADANIA EMANCIPADORA
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma amostragem
de escolas públicas do estado do Ceará, envolvendo 12 municípios em 8
diferentes regiões do estado, com polarização administrativa e presença
de atrativos turísticos. Procurou evidenciar as razões de uma dinâmica
tão descontínua para a realização de viagens técnicas escolares. Tal
atividade pedagógica continua sendo tratada como trabalho
“extraordinário” ou complementar. Os objetivos da pesquisa mostram
padrões de turismo educativo realizados pelas escolas em suas práticas
de intercambio. Fundamentamos o trabalho na perspectiva do planejamento
integral e na compreensão transdisciplinar do Turismo. A metodologia de
investigação exploratória contou com pesquisa documental e entrevistas
de gestores de escolas em colégios da região metropolitana. Nos
municípios interioranos, o levantamento deu-se junto aos orientadores
das Coordenadorias regionais da Secretaria de Educação. Os principais
resultados do trabalho, até aqui, evidenciam uma prática limitada pela
resistência da formação docente e pela insensibilidade relativa dos da
gestão pública da educação, que não privilegia o acesso turístico dos
educandos como uma estratégia de cidadania emancipadora.