PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: POLÍTICA FARMACÊUTICA E POLÍTICA TERRITORIAL

  • Edison Claudino Bicudo Júnior Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: Circuito superior marginal, Medicamentos, Brasil.

Resumo

O presente artigo deriva de uma pesquisa de Mestrado em que exploramos o conceito de “circuito superior marginal”, proposto pelo geógrafo Milton Santos. Para abordar essa questão, a produção de medicamentos no território brasileiro foi analisada. Neste artigo, enfocamos os impactos espaciais de três fenômenos principais: primeiro, a transposição do acordo global de propriedade intelectual (Trips agreement) na legislação brasileira. Segundo, a revolução normativa experimentada pela atividade farmacêutica no Brasil durante os anos 1990. Finalmente, o começo da produção de medicamentos genéricos em 1999. Sublinhamos alguns desafios técnicos e políticos que se impõem no atual período histórico, no qual as normas aparecem como a variável principal dos sistemas espaciais.

Downloads

Biografia do Autor

Edison Claudino Bicudo Júnior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrando em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Publicado
2009-08-30
Como Citar
Bicudo Júnior, E. (2009). PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: POLÍTICA FARMACÊUTICA E POLÍTICA TERRITORIAL. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (25), 123-137. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74116
Seção
Artigos