Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
Resumo
A disciplina de Geografia, apesar de sua importância para uma melhor interação do ser humano com a natureza e com os problemas que o circundam, vem sofrendo com um velho preconceito que a classificou como mnemônica e, portanto, chata e sem importância. Desse modo, o professor tem um papel fundamental, que é desmistificar o estigma que carrega esta área do conhecimento, através de uma mudança no modo como os conteúdos programáticos são trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho foi realizado a partir de pesquisa em livros didáticos de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental II; entrevistas com professores de Geografia de dez escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande/PB, objetivando levantar a utilização de letras de música como instrumento alternativo na prática de ensino-aprendizagem. Ficou evidenciado que é fundamental a utilização de novas estratégias didático-pedagógicas, de modo a transformar as aulas de Geografia em algo significativo, evidenciando a necessidade de renovação e inovação no ensino desta disciplina.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).