Santiago, competitividade na rede mundial de cidades: elementos para uma análise crítica

Carlos A. de Mattos

Resumo


Com a dinâmica econômica globalizada, a competitividade, pautada no  aumento da atratividade dos lugares, converteu-se em um instrumento estratégico para impulsionar o crescimento econômico de países, regiões, cidades e empresas; evidentemente, trata-se de uma nova maneira de encarar a gestão. Uma nova geografia, estruturada em torno de uma rede mundial de cidades transfronteriças se impôs nesse contexto. Neste artigo, a partir da análise de Santiago, procura-se responder: Quais são os condicionantes básicos da competitividade de um lugar ou cidade, determinada pela competitividade de seu respectivo âmbito nacional? Como se localiza Santiago nesta dinâmica? Para isso, o artigo revisa dois estudos da competitividade urbana de cobertura mundial que a incluíram na lista de cidades a avaliar: os realizados por Master Card e por Mercer Human Resource Consulting. Analisam-se as dimensões da atratividade das cidades como lugares para realização de negócios e a qualidade de vida que cada uma delas pode oferecer a trabalhadores globais que devem expatriar-se em função das estratégias de expansão territorial das empresas das que são funcionários. À luz das análises, é possível propor algumas conclusões de caráter geral sobre os alcances e limitações das estratégias e políticas de competitividade urbana, e se coloca em discusão certos aspectos relacionados com a situação, os alcances e as perspectivas de Santiago no âmbito da competitividade entre cidades, tratando ao mesmo tempo de mostrar alguns dos impactos que os avanços realizados nesta direção tiveram nesta aglomeração urbana.

Palavras-chave


Competitividade urbana; Gestão urbana; Medição da competitividade; Rede mundial de cidades

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