Santiago, competitividade na rede mundial de cidades: elementos para uma análise crítica
Resumo
Com a dinâmica econômica globalizada, a competitividade, pautada
no aumento da atratividade dos lugares, converteu-se em um
instrumento estratégico para impulsionar o crescimento econômico de
países, regiões, cidades e empresas; evidentemente, trata-se de uma nova
maneira de encarar a gestão. Uma nova geografia, estruturada em torno
de uma rede mundial de cidades transfronteriças se impôs nesse contexto.
Neste artigo, a partir da análise de Santiago, procura-se responder:
Quais são os condicionantes básicos da competitividade de um lugar ou
cidade, determinada pela competitividade de seu respectivo âmbito
nacional? Como se localiza Santiago nesta dinâmica? Para isso, o artigo
revisa dois estudos da competitividade urbana de cobertura mundial que a
incluíram na lista de cidades a avaliar: os realizados por Master Card e
por Mercer Human Resource Consulting. Analisam-se as dimensões da
atratividade das cidades como lugares para realização de negócios e a
qualidade de vida que cada uma delas pode oferecer a trabalhadores
globais que devem expatriar-se em função das estratégias de expansão
territorial das empresas das que são funcionários. À luz das análises, é
possível propor algumas conclusões de caráter geral sobre os alcances e
limitações das estratégias e políticas de competitividade urbana, e se
coloca em discusão certos aspectos relacionados com a situação, os
alcances e as perspectivas de Santiago no âmbito da competitividade
entre cidades, tratando ao mesmo tempo de mostrar alguns dos impactos
que os avanços realizados nesta direção tiveram nesta aglomeração
urbana.
Palavras-chave
Competitividade urbana; Gestão urbana; Medição da competitividade; Rede mundial de cidades
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