O USO DE TÉCNICAS E PRÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Resumo
Este texto é endereçado a professores de Geografia e
pesquisadores nesta área do conhecimento interessados pela temática das
técnicas e práticas e sua contribuição, tanto ao
processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado.
processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado.
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PDFDOI: https://doi.org/10.30612/el.v3i6.2451
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