O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
Resumo
No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).