A geografia cultural e o turismo: reflexões e análise
Resumo
O presente artigo possui como objetivo socializar a concepção e a reflexão sobre alguns conceitos da Geografia como subsídios para a análise multidisciplinar da atividade turística, visando melhor compreender as implicações sobre o patrimônio cultural e natural sob o enfoque da sustentabilidade. Pretende-se ainda refletir sobre a dicotomia entre memória e identidade para que possam ser utilizadas pelo turismo sem que ajam conflitos entre a comunidade local e os visitantes, onde a dinâmica da paisagem, a participação dos atores sociais e qualidade do produto turístico sejam favorecidos. A metodologia empregada valeu-se de uma análise sobre pesquisas bibliográficas e em fontes eletrônicas em revistas indexadas. Como resultado, verificou-se, que a analise sobre a paisagem cultural fundamentada pelo conhecimento cientifico pode colaborar no planejamento e no equilíbrio entre a fantasia e a realidade da atual qualidade da oferta dos atrativos turísticos, que por vezes, frustra as expectativas prévias dos visitantes.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).