O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea

  • Marlene Macario OLIVEIRA Universidade Estadual da Paraiba

Resumo

O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.

Biografia do Autor

Marlene Macario OLIVEIRA, Universidade Estadual da Paraiba
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraiba.
Publicado
02/07/2014
Como Citar
OLIVEIRA, Marlene Macario. O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 39-51, jul. 2014. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa.