O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
Resumo
O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).