O ensino não formal em Geociências: o relato de experiência do Projeto GAIA
Resumo
O Projeto GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e
Aprendizagem) surgiu no primeiro semestre de 2011 no Bacharelado em
Humanidades da UFVJM tendo como objetivo integrar pesquisa e extensão
universitária, trabalhando o conhecimento científico de forma artística e
lúdica em geociências e suas interfaces diretas com a geografia,
física, química, biologia e demais áreas de conhecimento para o ensino
básico e médio. Encontra-se articulado a duas instituições federais, a
UFVJM e UFMG/IGC. A UFMG é importante parceira do Projeto GAIA por ter
disponibilizado o espaço físico para a execução do Projeto (desde os
estudos científicos, espaços para confecção do material artístico e
exposição dos núcleos) no qual escolas do ensino básico e médio de
Diamantina e arredores tenham o ponto referencia para visitação.
Acredita-se assim que os núcleos de exposição do Projeto GAIA venham
colaborar na formação e prática docente no que concerne à criação de
novos espaços de ciência que possam ser mais dinâmicos, com espaços
integrados entre áreas de conhecimento no qual estudantes e professores
possam interagir com os objetos estudados.
Palavras-chave
ensino-aprendizagem, práticas lúdicas, interdisciplinaridade
Texto completo:
PDF
