Avaliação de Atlas Geográfico Escolar Digital e Impresso
Resumo
Considera-se que a revolução digital e os avanços associados à
Multimídia e a Transferência de informação eletrônica abrem a cada dia
infinitas possibilidades para o Atlas, que até a década de 1980 eram
impensadas. Como um resultado direto da atual tecnologia, o Atlas
impresso ou convencional está mudando e recebendo também “nova” versão
digital. Há Atlas que preferem deixar o usuário com acesso superficial,
oferecendo acréscimos mínimos de análise ou nada no todo. Outros que
pretendem oferecer um amplo cenário de capacidades para questionamentos e
análises. Assim, a Avaliação do Uso do Atlas Geográfico Escolar teve
como objetivo comparar os níveis de aprendizagem em Geografia obtidos a
partir do uso de Atlas com alunos do Ensino Fundamental em quatro
diferentes escolas: uma municipal urbana, uma municipal rural, uma
estadual e uma particular. Procurou-se verificar se há diferenças
relativas no processo de ensino e aprendizagem quando o conteúdo de
Geografia é apresentado em meio impresso ou em meio digital. A
metodologia empregada neste trabalho constou de uma abordagem
qualitativa e quantitativa, na qual foi possível verificar os níveis de
aprendizagem. Procurou-se ainda fazer uma análise de como a Cartografia
Escolar avançou em direção um ensino que precisa ser mais interativo com
o estudante.
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