EDUCAÇÃO DO CAMPO E O FORTECIMENTO DA IDENTIDADE CAMPONESA: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FNDAMENTAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, VIAMÃO/RS
Resumo
Este artigo objetiva compreender a Educação do Campo e sua
relação com a identidade camponesa dos estudantes da E. M. E. F. Nossa
Senhora de Fátima, Viamão/RS, que atende o Assentamento Filhos de Sepé,
baseado na produção orgânica. Esta pesquisa utilizou o método dialético,
embasado em uma abordagem e análise qualitativa. É importante
considerar, na realização das práticas pedagógicas diárias, o contexto
em que a escola está inserida, que possui especificidades e
particularidades na localização e no sistema de produção, garantindo
assim, a construção e o fortalecimento da autonomia e da identidade
enquanto filhos de camponeses. No entanto, a realidade encontrada é
deficitária no que tange ao reconhecimento dos estudantes como filhos de
assentados da reforma agrária, assim, sua identidade camponesa se
mostra prejudicada.
Palavras-chave
Produção orgânica; Práticas pedagógicas; Comunidade escolar; Assentamentos; Reforma Agrária.
Texto completo:
PDFISSN: 1982-3878




