Indicação Geográfica: uma via para o crescimento econômico para Nazaré das Farinhas e Maragogipinho, Bahia
Resumo
Diante da crescente competitividade em todos os mercados, estabelecer uma distinção em produtos ou serviços com características peculiares pode proporcionar a esses bens a diferenciação necessária para se destacarem em mercados dinâmicos e de concorrência acirrada. Assim, este artigo visa identificar potenciais Indicações Geográficas (IGs) no Estado da Bahia, especificamente para a farinha de Nazaré e a cerâmica artesanal de Maragogipinho. Para tanto, utilizou-se o mapeamento de características tidas como relevantes por Valente et al. (2013) e adaptadas metodologicamente por Rezende et al. (2015). Após análise das informações, percebeu-se o significativo potencial para ambos os produtos requererem o signo de indicação geográfica. Devido à proximidade geográfica das regiões produtoras e à existência de um polo de comercialização comum (Nazaré), os efeitos da obtenção da IG tendem a ser potencializados a partir do espraiamento regional.
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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