Livro Didático de Geografia e de História na Realidade Paulistana: Uma Reflexão Sobre o PNLD e a Política de Distribuição de Cadernos de Ensino pelo Governo do Estado de São Paulo
Resumo
O uso do livro didático, no ensino formal, precisa ser
compreendido em sua intrínseca relação com a historicidade e
contextualidade da educação escolar no país, sendo que inúmeros
pesquisadores condenam o seu uso, enquanto outros o defendem, mesmo
reconhecendo seus limites e dificuldades. Assim, no contexto do
significado do livro didático, inserido como política estatal de sua
distribuição, objetivamos, neste trabalho, analisar a política nacional
e estadual de livro didático, voltada para o segundo ciclo do ensino
fundamental, tendo como foco o processo de sua escolha, o que impõe a
valorização dos seus sujeitos sociais essenciais (professores e
coordenadores pedagógicos/direção), em duas escolas públicas estaduais
do município de São Paulo: Escola Estadual Prof. Cândido Gonçalves
Gomide e Escola Estadual Eusébio de Paula Marcondes.
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VISUALIZAR ARQUIVO PDFDOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.25990
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