Condicionamento do conhecimento e exercício do poder
Resumo
A aquisição livre do conhecimento, hoje ou em qualquer época,
não é tão livre como - sobretudo no mundo ocidental - se costuma
afirmar.Para que se possa conseguir uma aproximação, tão grande
quantopossível, da verdade que cerca o problema da aquisição do
conhecimento, é importante que se tome para estudo, de cada vez, um dos
ângulos do problema.Assim, o objetivo deste estudo é o de tentar uma
aproximaçãoa essa verdade. Para isso, ele começa por tecer algumas
consideraçõessobre o condicionamento do conhecimento (Parte 1). Depois,
fazum levantamento dos sistemas (ou princípios) que, de forma
organizada,consciente ou inconscientemente, são utilizados por
indivíduos, por pequenos ou grandes grupos sociais, para controlar e
restringir o discurso (1), enquanto realidade material falada ou
escrita, ou para controlar e restringir suas possibilidades de
veiculação entre todos aqueles que dele quiserem fazer uso (Parte 2). O
levantamente em questão se atém aos sistemas (ou princípios)
abordados por Michei FOUCAULT em L'ondre du discours (Paris, 1973).
Mais adiante, o presente estudo destaca o terceiro desses grupos de sistemas (ou princípios), procurando analisar a atitude dos
que deles se utilizam e as razões de assim agirem (Parte 3).
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