O JORNAL COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Joice Darlene de Melo, Francisco Fernandes Ladeira

Resumo


O presente artigo relata uma experiência pedagógica em que alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Barbacena (MG) produziram um jornal a partir de fotografias registradas por eles próprios. A prática em questão foi realizada na disciplina de Geografia com o objetivo de estimular os estudantes a lerem criticamente as paisagens que estão ao seu redor e, muitas vezes, passam despercebidas. Para realizar a atividade proposta com o uso de jornal no ensino de Geografia primeiramente foi feita uma divisão da turma, formando quatro grupos com oito alunos. Cada grupo ficou responsável por visitar e registrar as fotos de cinco pontos turísticos do município de Barbacena: o centro da cidade; o Mirante do Bairro Monte Mário; o Museu da Loucura e as igrejas “Matriz de Nossa Senhora da Piedade” e “Nossa Senhora de Assunção”. Visando abordar a temática proposta de maneira sintética e ordenada, primeiramente realizamos um breve histórico sobre as mídias impressas e suas aplicabilidades como recursos paradidáticos para, posteriormente, apresentarmos os principais resultados obtidos nesta experiência pedagógica. Após a aplicação e desenvolvimento do projeto com jornal, os alunos demonstraram mais interesse pela disciplina de Geografia e, concomitantemente, se sentiram mais estimulados e valorizados, pois perceberam que também são capazes de construir conhecimento e não apenas recebê-lo passivamente.

Palavras-chave


Geografia. Jornal. Fotografia. Ensino. Paisagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ARBEX, D. Holocausto brasileiro. São Paulo: Geração Editorial, 2013

BARBACENA. Conheça um pouco da história nos 224 anos de Barbacena, agosto de 2015. Disponível em: < http://barbacena.mg.gov.br/2/m/noticia.php?id=4676>. Acesso em: 29 set. 2019.

BARBACENA MAIS. Museu da Loucura expõe acervo da Fundação Clóvis Salgado, Barbacena, 21 de outubro de 2016. Disponível em: < https://www.barbacenamais.com.br/magazine-mais/57-cultura-artes/7157-museu-da-loucura-expoe-acervo-da-fundacao-clovis-salgado>. Acesso em: 1 nov. 2019.

BARBACENA MAIS. Paróquia Nossa Senhora da Assunção celebra Corpus Christi, Barbacena, 17 de maio de 2016a. Disponível em: . Aceso em: 31 out. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Terra Livre, São Paulo, n.16, p. 133-152, 2001.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.

CASTRO, C. Mídias Impressas na Educação. Disponível em: Apostila de Mídia Impressa, Curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1996.

DINIZ, L. 200 anos da imprensa brasileira: Correio Braziliense e Hipólito da Costa, Observatório da Imprensa, E-notícias, São Paulo, edição 489, 11 de junho de 2008. Disponível em: < http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/200_anos_da_imprensa_brasileira_correio_braziliense_e_hipolito_da_costa/> . acesso em: 28 set. 2019.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 15.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GARCIA, C. Museu da Loucura leva visitantes à reflexão sobre “holocausto brasileiro”, Último Segundo, 9 de janeiro de 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2019.

GONÇALVES, L. M. Do ledor ao leitor: Um estudo de caso sobre as insuficiências do jornal em sala de aula no ensino fundamental. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, Porto Alegre, 2004.

GIORDANI, A C C.. Geografia Escolar: a mediação pedagógica na autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, 2010.

JORNAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2019.

KATUTA, Â. M. Ensino de Geografia: conceitos, linguagens e mídia impressa. In: KATUTA, Â. M., et al. (orgs). (Geo)grafando o território: a mídia impressa no ensino da Geografia. São Paulo. Expressão Popular, 2009.

LADEIRA, F. F.; LEÃO, V. de P. A influência dos Discursos Geopolíticos da Mídia no Ensino da Geografia: Práticas Pedagógicas e Imaginários Discentes. Curitiba: CRV, 2018.

LEONY, B.; PAULA, R. de. História da Jornal. Jornalistas.com. s/d. Disponível em: < http://www.jornalista.com.br/historia-do-jornal.html>. Acesso em: 22 set. 2019.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. 26.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

IMPRENSA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2019.

MAPIO.NET. Monte Mário – Barbacena/MG. s/d. Disponível em: < https://mapio.net/pic/p-110091566/>. Acesso em: 3 nov. 2019.

MUSSOI, A. B. O Fascínio da Imagem Fotográfica Possibilitando Múltiplas Interpretações na Leitura do Espaço Geográfico. Disponível em: . Acesso em: 09 set. de 2019.

PARÓQUIA E SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE. História do Santuário. Barbacena, s/d. Disponível em: < http://www.piedadebarbacena.com.br/site/historia-do-santuario.php>. Acesso em: 30 out. 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA. Barbacena na reta final da municipalização do trânsito. Barbacena, 8 de abril de 2016. Disponível em: < http://barbacena.mg.gov.br/2/noticias/?id=5125>. Acesso em: 3 nov. 2019.

ROMERO, Marta et al. Indicadores de sustentabilidade dos espaços públicos urbanos: aspectos metodológicos e atributos das estruturas urbanas. XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Salvador, p. 11, 2005.

SALDANHA, B. C.; SANTOS, W. B. dos. No monte, a fé: espaço e religião, a influência da religiosidade na construção de Serrolândia-BA. In: Anais da I Simpósio Nacional de Geografia e Gestão Territorial e XXXIV Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, p. 1090-1104, 2018. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2019.




DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v9i3.4035

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Indexadores e Bases Bibliográficas




https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494578



Redes Sociais
 Academia.edu Facebook Instagram

Conteúdo Registrado (DOI)


Revista Associada


Apoio