A RELAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS CAMPONESES COM A UNIVERSIDADE POR MEIO DO PRONERA: DIÁLOGOS E TENSIONAMENTOS/ The relation of socio-territorial peasant movements with the university through PRONERA: dialogues and tensions/ La relación de los movimientos campesinos socio-territoriales con la universidad a través del PRONERA: diálogos y tensiones
Resumo
O marco inicial na história da Educação do Campo é quando em 1997
foi realizado o I Encontro Nacional dos Educadores da Reforma Agrária
(ENERA). A história da Educação do Campo está diretamente relacionada
com a conquista de políticas públicas. A primeira grande conquista da
Educação do Campo foi o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
(PRONERA). O Programa nasceu em 1998 da luta dos movimentos sociais e
sindicais do campo. O Curso Especial de Graduação em Geografia (CEGeo) é
um curso construído junto com os militantes dos movimentos
socioterritoriais camponeses, estabelecendo-se uma relação entre
universidade, movimentos sociais e Estado. O objetivo deste artigo é o
de fazer uma reflexão acerca dos diálogos e tensionamentos na relação
dos movimentos socioterritoriais com a universidade por meio do PRONERA,
tendo como recorte de análise, o CEGeo. A metodologia foi a discussão
teórica e os trabalhos de campo com entrevistas aos educandos-militantes
dos movimentos camponeses no CEGeo.
Palavras-chave
Educação do campo; movimentos socioterritoriais; Universidade; PRONERA
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INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS