Resenha de estudos sobre educação patrimonial
Resumo
O presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).