AGROTÓXICOS: BENFEITORIAS E INFORTÚNIOS NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO
JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, KERGINALDO RÉGIS SOUSA
SILVA, THIAGO EMANOEL BEZERRA DA COSTA, MAURICIO ALMEIDA VALE FILHO,
GERMANA COSTA PAIXAO
Resumo
Esse trabalho tem o intuito de compreender o conhecimento
discente sobre os benefícios e malefícios causados pelos agrotóxicos. A
pesquisa é um estudo de caso de abordagem mista, ocorrida durante
fevereiro a abril de 2018, cujos dados foram coletados através de um
questionário aplicados aos alunos do 3º ano do ensino médio de uma
escola estadual do município de Russas-CE. Diante disso, foi observado
que 61% dos alunos conceituaram agrotóxicos da forma correta, além de
58,1% demonstrarem os benefícios, citando, por exemplo, o combate as
pragas e não ter perda de produção, e os malefícios dos agrotóxicos,
principalmente para o meio ambiente (poluição do solo e das aguas) e
para a saúde (problemas respiratórios e genéticos). Portanto, foi
observado a existência do conhecimento sobre essas substancias químicas
por parte dos participantes dessa pesquisa, porém ainda há a necessidade
de uma melhor difusão e aprofundamento dos saberes acerca do tema.
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