Contação de histórias na educação infantil: um recurso didático para ensinar Geografia
Resumo
As instituições de educação pública infantil no Brasil, ainda são
marcadas por um caráter assistencialista, ou seja, são locais onde as
crianças recebem cuidados enquanto os pais trabalham. Todavia há de se
considerar que além dessa característica a Educação Infantil é um
direito da criança, constituindo a primeira etapa da Educação Básica,
visando o pleno desenvolvimento da criança. Dessa forma o presente
trabalho tem como objetivo analisar a Contação de Histórias como Recurso
Didático para ensinar Geografia na educação infantil, uma vez que esse
ensino é extremamente importante para criança, auxiliando-a na
compreensão do espaço no qual está inserida, contribuindo assim para a
formação de cidadãos responsáveis e compromissados com o bem-estar tanto
da geração presente quanto das gerações futuras. Para o desenvolvimento
da pesquisa foram realizadas a revisão bibliográfica do tema, leitura
do referencial teórico, vivência e prática da contação de histórias na
escola. Concluiu-se que a contação de histórias pode contribuir para o
ensino de Geografia na Educação Infantil, uma vez que várias temáticas
podem ser trabalhadas utilizando-se a mesma como recurso didático nesse
processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave
Geografia; ensino e aprendizagem; criança.
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