As Novas territorialidades dos Ka’apor nas Comunidades I’puy renda e Turizinho

Resumo

O artigo aqui apresentado é o resultado de um capítulo da dissertação de Mestrado do Programa de Linguagens e saberes na Amazônia da Universidade Federal do Pará. Mostraremos uma análise das narrativas orais de lideranças Ka’apor das comunidades Turizinho e I’puy renda na tentativa de compreender os processos de territorialização dessas comunidades. O instrumento  metodológico  adotado foi a entrevista semi estruturada e as memórias e experiências da pesquisadora de quando trabalhou no Projeto de educação Ka’apor como educadora formadora.

Palavras–chave: Ka’apor, Amazônia Oriental, Território, Territorialização

Abstract

The article presented here is the result of a chapter of the dissertation Master of the Program of Languages and Knowledge in the Amazon of the Federal University of Pará. We will present an analysis of the oral narratives of Ka'apor leaderships of the Turizinho and I'puy communities in an attempt to understand the processes of territorialization of these communities. The methodological instrument adopted was the semi-structured interview and the experiences and memories of the researcher from when she worked on the Ka'apor Education Project as a formative educator.

Keywords: Ka'apor; Eastern Amazonia, Territory, Territorialisation.

Biografia do Autor

Evilania Bento da Cunha, Universidade federal do Pará Universidade federal do Amapá
Professora da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional do Oiapoque, atua na área de Geografia - Ciências Humanas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela UESC, Especialização em Pedagogia da Alternância e educação do Campo pela UFMG, Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA, atua na área de Memória e Saberes, é Doutoranda no programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA, cadastrada na Linha de Pesquisa Dinâmicas Territoriais na Amazônia. Foi professora de Geografia na educação escolar indígena ka'apor - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MARANHÃO, professora de geografia nas escolas Famílias Agrícolas de São João do arraial e Pedro II - Piauí, conselheira da Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Piauí - AEFAPI, Educadora Popular voluntária da Rede de Educação Cidadã - RECID. atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena, Ensino de Geografia, Território/territorialidade, Educação do Campo e Pedagogia da Alternânci
Publicado
29-08-2019
Seção
ARTIGOS