Sistema de informações geográficas (SIG) para gestão municipal: análise espacial dos anúncios publicitários no município de São Leopoldo-RS
Resumo
Um sistema de informação geográfica (SIG) é uma tecnologia
amplamente utilizada para a análise espacial e gestão territorial. Este
estudo teve como objetivo construir um SIG para subsidiar a análise
espacial da instalação de anúncios publicitários no território municipal
de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, visando atender a legislação
vigente. Os planos de informação que compõem do SIG são: anúncios
instalados, rodovias, raio de distância de 150 m, APPs, áreas especiais
de interesse ambiental (AEIA). Cinquenta protocolos de solicitação de
regularização foram analisados. Os resultados mostram que o principal
problema para a regularização dos anúncios já instalados é que eles não
atendem à legislação municipal com relação à distância mínima entre os
mesmos. Os dados georreferenciados gerados neste estudo possibilitam a
consulta rápida das informações de cada anúncio no SIG, a visualização
da situação dos mesmos com relação aos demais e a elaboração de mapas,
que irão subsidiar a tomada de decisão em nível municipal.
Palavras-chave
Sistema de Informações Geográficas. Geoprocessamento. Gestão Municipal.
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